sábado, 19 de junho de 2010

Arquivos de Alguns Acontecimentos...



Cartilha reúne dicas para elaboração de um bom currículo


Alyne Pinheiro
Assessoria de Comunicação
(ARQUIVO 2009)

Dicas de como elaborar um bom currículo, se apresentar numa entrevista e o que vestir na ocasião estão presentes nas cartilhas de emprego elaboradas pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Romeu Peréa, em Jaboatão. O material é resultado do projeto da disciplina de história, desenvolvido pelo professor Cícero Souza, desde abril desse ano, e teve como ponto de partida a leitura dos cadernos de emprego do Diario de Pernambuco, publicados aos domingos.

“A intenção principal foi orientar os estudantes em relação ao mercado de trabalho, que é exigente. Mas também estimular a leitura de jornais, debater com eles as opiniões encontradas no mundo do trabalho. Enfim, fazer com que eles observem melhor a realidade, o contexto em que vivem e desenvolvam uma postura menos conformista e mais crítica em relação ao futuro”, esclareceu o professor de história.

Além da leitura do Diario de Pernambuco, foram feitas análises dos índices de desemprego entre os jovens, no país e na comunidade escolar, bem como entrevistas com o setor de contratação de empresas da região e debates em sala de aula.

A estudante Mayara Chaves conta como a atividade desenvolveu seu lado profissional. “Eu era muito tímida, mas com o projeto, aprendi a controlar a timidez. Até já consegui um emprego no laboratório de informática numa escola municipal”. Sua colega Patrícia Martins, mostra que também aprendeu muito com o projeto. “Tem muita coisa que precisamos ficar atentos. Temos que ter cuidado com os nossos perfis em sites da internet; não falar clichês, frases feitas na entrevista; saber como se comportar nas dinâmicas de grupo”, explicou a jovem.



Segundo o professor Cícero Souza, foram produzidas pela turma cinco cartilhas diferentes. Outros projetos já foram elaborados na Escola Frei Romeu Peréa. No ano passado, os estudantes fizeram uma análise das desigualdades sociais na comunidade, através da releitura da obra “Homens Caranguejos”, de Josué de Castro. Também já foram temas “A internet e o livro didático”; “O Monstrengo”, poema de Fernando Pessoa; a história do Frei Romeu Peréa, entre outros.

3 comentários:

  1. olha para o carequinha/!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    coissa feia!
    ele mim reprovou!
    esse ano vo botar pra fuder no frei romeu!

    ResponderExcluir
  2. cicero souza nao me ensiana mas acho que ele e muito bravo...

    ResponderExcluir